top of page

Profissionais da rede municipal saúde recebem capacitação sobre vacinas pela Sesacre


Profissionais que atuam nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde de Tarauacá estão participando nesta semana da capacitação sobre rotinas de salas de vacina e atualização do calendário vacinal.


Com o intuito de melhorar a experiência da população que busca pelos postos de vacinação, os profissionais estão passando por essa curso que está sendo oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo do Programa Estadual de Imunização, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O curso é oferecido a profissionais que já trabalham em salas de vacina e também aos novos profissionais que entraram na rede municipal de saúde. No total, mais de 15 profissionais estão sendo capacitados e atualizados.


Durante a capacitação estão sendo trabalhados todos os aspectos que um profissional precisa saber para atuar em sala de vacina.


Sob a coordenação da gerente do Núcleo do Programa Estadual de Imunização Renata Quiles, os profissionais serão atualizados em relação ao calendário vacinal, manuseio correto das vacinas, conservação e orientações.

"Estamos com a programação de percorrer todos os 22 municípios treinando, capacitando e atualizando os profissionais que têm experiência bem como aqueles que vão iniciar atividades na imunização. Essa capacitação prevê mais assistência a população com atualização dos calendários que são dinâmicos”, afirmou Renata Quiles.

Para o secretário de saúde, Mackenz Oliveira, o processo de capacitação é fundamental aos profissionais da rede de atenção primária. "Essa capacitação é um avanço já que o calendário vacinal vem se modificando quase que diariamente. É um trabalho em parceria e estamos aqui com os nossos profissionais realizando a capacitação em sala de vacina que vai contar com manejo, aula prática, teórica e um evento de vacinação em massa", afirmou.

"É de grande importância esse momento para os nossos trabalhadores da saúde que estão passando por essa capacitação. Hoje podemos dizer que os nossos profissionais estão preparados para assumir uma sala de vacina", afirmou a coordenadora de imunização de Tarauacá, Francinez Correia.

Comments


bottom of page