top of page

Prefeitura vai distribuir 45 mil mudas de café e 23 toneladas de calcário para os produtores rurais

O Programa visa o fomento e o desenvolvimento do processo produtivo da cultura do café, oferecendo condições mínimas necessárias aos produtores inseridos no modelo da agricultura familiar.

A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Produção (SEPA), realizaram o lançamento nesta quarta-feira, 01, do Programa de Cafeicultura no município. Participaram da solenidade o diretor de Produção de Agricultura do Governo do Estado, Cláudio Oliveira, o ex-deputado federal Jesus Sérgio, parlamentares do município, o secretário de agricultura, Narcélio Bayma, e o gerente do Sicredi, Leonardo Oliveira.

Com uma emenda de R$ 300 mil do ex-deputado federal Jesus Sérgio, serão beneficiadas 15 famílias de produtores rurais do município de Tarauacá. A compra foi realizada pelo Estado que repassou ao município para a distribuição aos produtores rurais.


Os produtores beneficiados com as mudas e calcário receberão visitas técnicas de servidores da Prefeitura de Tarauacá que auxiliarão na constante atualização quanto a temas como implantação, manejo e condução da lavoura, produção de mudas, colheita e pós-colheita do café.

O Programa de Cafeicultura idealizado pela prefeita Maria Lucinéia vai distribuir 45 mil mudas de café clonal e 23 toneladas de calcário para as 15 famílias do produtor rural do município. A ideia do programa pioneiro em Tarauacá visa o fomento e o desenvolvimento do processo produtivo da cultura do café, oferecendo condições mínimas necessárias aos produtores inseridos no modelo da agricultura familiar.

“Queremos que o nosso município se desenvolva e é importante oferecer esse apoio aos nossos pequenos produtores. A nossa equipe irá acompanhá-los e ajudá-los a desenvolver essa cultura do café na nossa zona rural. A nossa gestão tem compromisso com esses produtores. Ano passado, realizamos a reabertura de todos os ramais e este ano iremos apoiá-los cada vez mais sempre dentro do possível”, afirmou a gestora de Tarauacá, Maria Lucinéia.


De acordo com o secretário de agricultura, Narcélio Bayma, a ideia é oferecer alternativas de geração de renda, emprego e qualidade de vida aos produtores rurais do município.


“Esperamos que o desenvolvimento da cafeicultura no município contribua para o aumento da renda dos nossos agricultores familiares e, consequentemente, com a melhoria na qualidade de suas vidas. Quero agradecer ao nosso ex-deputado Jesus Sérgio que foi o parlamentar que mais investiu com emendas em nosso município”, afirmou o gestor da pasta, Narcélio Bayma.


O produtor rural, Ivan Carlos Pereira de Miranda, 45 anos, destacou a importância do investimento público no fomento aos pequenos produtores. Além disso, ele destacou que


“Esse investimento traz grande benefício não só para mim, mas como também para todos os produtores. Eu calculo que esse produto vai produzir muito bem porque a terra é fertil e é um investimento que traz um benefício muito grande. Hoje é um grande avanço. É um passo enorme”, afirmou o produtor rural.


Autor da emenda, o ex-deputado federal Jesus Sérgio destacou que a ideia de criar um novo ciclo de produção em Tarauacá é fruto de uma visita a outros municípios que são referência na produção do café, por exemplo, Mâncio Lima.


“O Café hoje é um dos produtos mais consumidos no mundo e o Brasil sempre foi um grande produtor de Café. No Acre, essa cultura vem sendo implantada, apenas Tarauacá e Jordão não tinham esse fomento, e estamos iniciando hoje esse ciclo com o café clonal. Além dessas mudas, os produtores rurais vão receber calcário e adubo. Numa conversa com o produtor, Jairo me falou que essa nossa região é a melhor do Brasil para a produção do café. Esse investimento é um trabalho pioneiro que trará grandes frutos para Tarauacá”, afirmou Jesus Sérgio.





Comments


bottom of page