top of page

Prefeitura realiza Plenária da IV Conferência Municipal de Cultura de Tarauacá


Por: Flávio Santos/Fotos Assessoria PMT


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer (SMCTL), realizou a Plenária da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Tarauacá. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a etapa municipal foi preliminar para a Conferência Estadual.


O evento ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês, no Auditório do Salão Paroquial da Igreja de São José, com a participação da Prefeita Maria Lucinéia, Secretária de Cultura Geânia Portela, fazedores de cultura tarauacaense, convidados, representantes da Fundação Elias Mansour e estudantes.

Equipe da secretaria de Cultura na conferência: Geânia Portela (Secretária de Cultura), Francisco Reinando, Jonas Carlos, Ismael Hespanhol, Raiane Nobre, Gabrielly Motta, Luana Portela, Natan Silva, Sérgio Erlândio, Alberto Mesquita, Rone Viana, Alan Justino, Francilene Souza, Marcos Souza e Assis Freitas.

Segundo a Prefeita Maria Lucinéia, é necessário a valorização e resgate de nossa cultura local. “A conferência de cultura acontece num momento muito especial em Tarauacá. A valorização, identidade e resgate de uma cultura, somente acontece, se houver esse trabalho de conscientização, participação e debates de propostas com todos”, afirmou a gestora

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural do município, foram apresentadas as propostas relevantes direcionadas à melhoria da cultura e fazer cultural. Na oportunidade, houve debate entre os representantes da pasta e da sociedade civil, bem como a eleição dos delegados que vão representar Tarauacá na Conferência Estadual, conforme critérios que foram estabelecidos em regimento interno, ficando Ivonaldo Benigno e Kiko Alencar, os delegados eleitos.

“A conferência foi um sucesso a Cultura em Tarauacá, desde a representatividade, participação social e articulação entre o Governo Municipal na qual analisamos a conjuntura da área cultural no município e apresentamos propostas para a formulação de políticas públicas futuras. Agradeço a presença de cada um dos agentes envolvidos. Juntos, vamos construir um futuro cultural mais vibrante e inclusivo para nossa população tarauacaense”, comentou a secretária Geânia Portela.

Segundo Gestor de Políticas Culturais da Fundação Elias Mansour, Diego Negreiros, foi à primeira conferência realizada no estado do Acre. O início de um debate cultural com boas propostas e debates importantes acerca da cultura local. Representaram a Fundação Elias Mansour (FEM): Diego Negreiros (Gestor de Políticas Culturais), Osmarildo Nogueira (Divisão de Fomento a Cultura), Deyse Vieira (Divisão Apoio as Artes), Lucas Silva (DFIC).













Comments


bottom of page