Equipes de professores de EJA que atuam na educação de jovens e adultos no ensino de Tarauacá, participam de Jornada de Planejamento Pedagógico e oficinas.
A Secretaria de Educação, sob responsabilidade da coordenação de EJA, realizou a IV Jornada Pedagógica para os professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, na Escola José Augusto de Araújo, destinado a 53 professores.
Aproveitando esse momento de reencontro e acolhimento, a equipe técnica da coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação (SEME), realiza visitas semanalmente nas unidades escolares, a fim de promover uma escuta junto aos grupos de professores/as, além da discussão sobre as Diretrizes de Trabalho aplicadas.
A prática pedagógica docente, sobretudo na EJA, necessita reconhecer em seu estudante suas vivências, suas construções sociais, seus aprendizados, objetivando estabelecer relação de contextualização e construção com o conhecimento socialmente produzido. (EJA).
A Secretária de Educação Maria Lucicléia Nery, observa que a educação de jovens e adultos, é tão importante quanto outras formas de ensinar e aprender. “Queremos ofertar a melhor qualidade de educação para nossos jovens e também para àqueles que não tiveram oportunidades de estudar, precisando de formação integral. Estamos capacitando, aprimorando, acompanhando a prática pedagógica para termos os resultados esperados nessa modalidade educacional em Tarauacá”. Explanou a secretária.
A coordenadora de EJA Maria José de Lima comenta que desenvolve um trabalho gratificante, junto aos professores e clientela de alunos da modalidade. “Estamos nos esforçando ao máximo para ofertar uma docência de qualidade diferenciada para todos os educandos. “Essas capacitações e jornadas educacionais aos nossos professores, servem para aplicação e desenvolvimento de práticas diferenciadas que auxiliarão o professor no alcance de todos os objetivos planejados”. Salientou a coordenadora.
A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as mulheres e que também exerce a função de coordenar o Programa Maria da Penha Vai a Escola, Socorro Araújo, acompanha todo o processo de aplicação da jornada, tendo em vista desenvolver o Programa Maria da Penha, dentro da educação de EJA. "Quero parabenizar a todos os professores e coordenadores dessa modalidade de educação, ressaltando a importância de cada um dentro deste processo. Parabenizando a Secretária de educação Lucicléia Nery, pelo empenho, e também ter uma escuta sensível em querer mudar a realidade, através da educação. Educar para Transformar”. Concluiu a coordenadora.
O professor ao adentrar no campo do EJA necessita ter em mente o desafio de ensinar, pois, deve-se levar em conta a bagagem trazida pelos alunos, e a partir daí, integrar o ensino aos conhecimentos prévios, ou seja, não se deve fazer apenas uma transmissão mecânica dos conceitos, é necessário ensiná-los a pensar. (EJA).
Comments