Prefeitura inicia campanha do Novembro Azul "A cor muda, a luta não" na UBS Porto Marques


Com o encerramento do Outubro Rosa, a Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 03, a campanha com o tema “A Cor muda, a luta não”, do Novembro Azul, que trata do combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.


As atividades de conscientização, palestra e informações iniciaram nesta quinta-feira, 03, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Porto Marques, com os colaboradores da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente. Participaram do evento os secretários, Mackenz Oliveira (Saúde), Janio Oliveira (Finanças), Rosenir Arcenio (Obras) e Denilson Silva (Meio Ambiente)


Na noite da quinta-feira, 04, os homens tiveram acesso às informações por meio de palestras e rodas de conversa no Porto Marques. Com o bate-papo, a equipe de saúde do município espera combater não só a doença, mas também extirpar os preconceitos que envolvem a saúde do homem. Foram distribuídos também a comida aos trabalhadores das equipes da Prefeitura.

Sobre o câncer de próstata: é o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.


"Eu gostei muito do atendimento, nota 10. O mais importante é a nossa saúde e estou muito grato a secretaria de saúde, a de meio ambiente e agradecer a Deus pela oportunidade de cuidar da minha saúde", afirmou Janes, colaborador da equipe da Secretaria de Meio Ambiente.


"Hoje estamos dando o pontapé inicial para o novembro azul com a secretaria de obras e meio ambiente porque esse público quase não tem tempo de ir às unidades básicas de saúde em busca da sua saúde", afirmou o coordenador básico de saúde do homem, Alysson Albuquerque.