Prefeitura firma parceria e passa a oferecer exames de tele-espirometria na UBS José Leôncio


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi credenciada para fazer parte do programa tele-espirometria, promovido pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Os primeiros exames do município começaram a ser realizados nesta segunda-feira, 21 de março.


A espirometria é uma prova básica para a avaliação da capacidade respiratória. A finalidade é medir o volume de ar e a velocidade com que os pulmões expulsam o ar. É especialmente útil para detectar enfermidades pulmonares, tais como asma, bronquites, doença pulmonar obstrutiva (DPOC), enfisema, fibrose pulmonar e outras. Devido à facilidade do seu uso e ao baixo custo do serviço, a espirometria pode ser amplamente utilizada, de forma a detectar e evitar a instalação de problemas respiratórios crônicos.


O serviço de Tele-Espirometria oferecido pela Secretaria de Saúde de Tarauacá permite que se realize o exame, com o apoio diagnóstico de um médico especializado em pneumologista.


Para fazer o exame, o paciente deverá agendar na sua unidade de saúde com solicitação médica, SUS ou CPF . O exame está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. José Leôncio Gomes Rodrigues (Copacabana) de segunda a sexta-feira somente no período da manhã devido a necessidade de estar preferencialmente em jejum.


“É mais uma ferramenta que vem para melhorar e prevenir a saúde da nossa população, e por isto estamos alegres, pois com muito esforço e dedicação a gestão da prefeita Maria Lucinéia, tem se esforçado para que a nossa saúde tenha avanços significativos em nosso município”, afirmou secretário de Saúde, Aderlândio França.