Prefeitura e Marinha garantem capacitação de barqueiros que atuam no transporte escolar

O curso é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Tarauacá e Marinha do Brasil.

A prefeita Maria Lucinéia participou na manhã desta sexta-feira, 25, da entrega de certificados do Curso de Formação Aquaviários, promovido pela Marinha do Brasil, na Escola João Ribeiro.


A formação objetiva instruir os profissionais no melhor atendimento às crianças que são levadas de barco para as escolas. Os barqueiros recebem aulas teóricas sobre noções básicas de navegação.


Os alunos também receberão palestras sobre como navegar de acordo com as normas que regem a legislação brasileira para a circulação de embarcações, além de aprenderem os critérios exigidos para todos que conduzem qualquer tipo de transporte fluvial.


A prefeita Maria Lucinéia destacou a importância do curso para a segurança das crianças e também dos profissionais.


“Vocês são os profissionais a quem os pais confiam as suas crianças. Isso só mostra a importância da profissão de vocês e também a capacitação. Iremos realizar mais capacitação dos outros profissionais que não foram contemplados”, afirmou.


O Comandante da Marinha, Teixeira, afirmou que é uma satisfação pros militares da Agência Fluvial em nome da Marinha do Brasil, poder ofertar aos barqueiros o curso de formação em Aquaviários.


“Nós estamos apoiados aí no que eu chamo de tripé: nós zelamos pela guarda da vida humana e a prevenção hídrica e hoje nós temos novos alunos formados com conhecimento necessário para a partir de agora ter uma navegação mais segura, dando mais segurança aos pais e as autoridades locais e nos dar a certeza também que nós temos pessoas qualificadas realizando esse trabalho tão importante aqui em Tarauacá. Nós ficamos felizes com o comprimento de mais essa missão, e pela oportunidade dada pela prefeitura em abrir as suas portas e entender a necessidade de qualificar essas pessoas e prestar esse serviço tão importante à população”, afirmou.