Prefeitura e Governo visam oferecer cadeiras de rodas para a população que necessita do equipamento


No mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá convocou através das mídias sociais, avisos em rádio e nas unidades de saúde, familiares de pessoas que necessitam de uso de cadeiras de rodas, para realização de um cadastramento, análise e avaliação dos munícipes que necessitam de tais itens.


O cadastramento foi realizado na sede da SEMSA e posteriormente passado para os profissionais fisioterapeutas e assistente social para realizar a segunda etapa, em que se contemplam avaliação, medidas do paciente (para solicitar o tipo de cadeira mais indicado) e estudo social. Todos os dados coletados estão sendo repassados ao setor responsável da SESACRE para a Oficina Ortopédica do Acre.


O programa está atendendo até o momento o total de 69 pacientes cadastrados, entre os materiais solicitados ao serviço, estão: cadeiras de rodas, cadeiras de rodas para banhos com assento sanitário, andador articulado, muleta auxiliar, cadeiras de rodas monobloco, cadeiras de rodas dobrável em X, cadeiras de rodas para banho com encosto reclinável e cadeiras de rodas para obesos.

De acordo com o secretário de saúde Aderlândio França.


“Essa é uma grande conquista para aqueles que necessitam, foi dado o primeiro passo para restabelecer a auto estima, confiança e trazer a pessoa com mobilidade prejudicada, sua independência, além de facilitar o cuidado dos familiares que são seus cuidadores.”


Ainda segundo o secretário de saúde "vale destacar que só conseguimos atender e realizar as visitas domiciliares em todos em pacientes oportunamente, devido ao compromisso de toda equipe envolvida, a qual dou meus parabéns" salienta-se que um prazo foi dado ao município para que as cadeiras ficassem prontas na "primeira remessa".


A secretaria de saúde informa que os cadastros continuam sendo realizados, no período da tarde, ás 14h na sede da SEMSA, contudo, os próximos a entrarem estarão na lista de espera, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de endereço, SUS e laudo.