...
 

Prefeitura de Tarauacá realiza II Conferência Municipal de Educação


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação (Seme), ,realizou nesta quinta-feira, 28, no auditório da Escola de Ensino Médio Djalma da Cunha Batista, a Conferência Municipal da Educação, com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira”.


Participaram da II Conferência Municipal de Tarauacá: diretores, coordenadores, sindicalistas, assessores, professores, alunos e convidados, também estiveram prestigiando o evento autoridades do município.


Para a prefeita Lucinéia Menezes, a gestão trabalha para avançar cada vez mais na educação de Tarauacá. “Estamos todos com os mesmos objetivos que é avançar cada vez mais na qualidade de uma educação. Estamos reconstruindo, melhorando e investindo nas escolas, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Tarauacá”, afirmou a prefeita.


Todos os anos são realizadas as conferências municipais para logo em seguida, ser realizada a estadual, e subseqüentemente a nacional com seus respectivos delegados escolhidos através do voto em plenária.


Essa Conferência é muito importante, pois convida os profissionais da educação, a fazerem parte das discussões, debates, questionamentos a respeito dos próximos passos que a educação vai dar em nosso município de Tarauacá.

Para a secretária de educação Lucicléia Nery, esse evento só foi possível, porque todos estavam desafiados a participar da conferência. "Foi de suma importância este momento, tendo em vista a conferência nacional de educação. Um momento democrático para traçar metas, objetivos, planejamento visando uma educação de mais qualidade no município de Tarauacá”, afirmou.


“Agradecemos a participação de todos neste evento. Foi cansativo coordenar tudo isso, mas graças à toda equipe, podemos deixar tudo pronto. Foi um dia de aprendizado e discussões pertinentes para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, qualitativa e equitativa. O evento foi um sucesso”, afirmou a coordenadora, Elizângela Machado.


Para a palestrante Lindomar Soares Rezende, que é professora formada em ciências biológicas, coordenadora pedagógica de ensino fundamental e médio de Cruzeiro do Sul, palestrou abordando que a conferência municipal é uma oportunidade para todos participarem, visando aplicação de princípios estabelecidos para a educação brasileira.


“Estou muito feliz em fazer parte desse evento aqui em Tarauacá. Esta é a preparação de uma nação, onde se aplicam os compromissos estabelecidos pela autarquia maior da educação. Somente assim a educação brasileira cresce se tornando de maior qualidade”, salientou.


A IV CONAE/2022 busca garantir espaços democráticos de discussão e preservação da qualidade social da educação pública. O tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” foi debatido por muitos segmentos da sociedade tarauacaense que participaram e deram suas contribuições, as quais são de grande relevância para os avanços na área educacional de nosso país. A participação nas discussões contribuirá para os próximos rumos da educação municipal e nacional.