Prefeitura de Tarauacá promove primeiro Encontro da Mulher Indígena


A Prefeitura de Tarauacá, através da Coordenadoria de Política Pública para as mulheres realizou nesta sexta-feira (10), o evento para comemorar o dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia. O evento foi realizado na Câmara de vereadores.


Participaram do evento a prefeita Maria Lucinéia, coordenadora Socorro Neri, vice-prefeito Raimundo Maranguape, vereador Jerônimo Bento, secretária de Educação Lucicléia Lima, além das mulheres indígenas.


O Dia Internacional da Mulher Indígena, comemorado no dia 5 de setembro, foi instituído em 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu (Bolívia).


A data foi escolhida em memória à execução de Bartolina Sisa, em 1782, mulher quéchua que foi esquartejada durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru.


“Como sempre falo em nossa gestão todos serão valorizados e respeitados e principalmente os povos indígenas e hoje estamos demonstrando através desse evento, parabéns Socorro pela iniciativa com a sua equipe e juntos vamos seguindo firme”, disse a prefeita Maria Lucinéia.