top of page

Prefeitura de Tarauacá promove diálogo com Capoeiristas e IPHAN


Nesta terça-feira 26, representantes da Prefeitura de Tarauacá, membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e líderes da comunidade capoeirista da região se reuniram para discutir estratégias de apoio e recursos financeiros destinados à preservação e fomento da capoeira local.



O Mestre Caboquinho, presidente da Liga Acriana de Capoeira, e Contramestre Nilson Gomes, da Associação Vem Capoeirá, estiveram presentes na reunião e ambos expressaram suas expectativas quanto à colaboração entre a prefeitura, o IPHAN e as entidades da capoeira para promover o apoio e garantir que essa manifestação cultural continue a prosperar.

Thaisa Yamauie, antropóloga do IPHAN Acre, destacou que a capoeira é um patrimônio cultural e que o governo federal, estados e municípios tem a responsabilidade da proteção e valorização desse bem cultural. “Hoje estamos em Tarauacá para fazer a articulação entre os capoeiristas e o poder publica local para que haja uma atuação integrada, pois o objetivo da salva guarda é a gestão compartilhada do patrimônio cultural.”

A Secretária de Cultura, Geânia Portela, ressaltaou que sua pasta depende muito do apoio das demais secretarias para o desenvolvimento dos projetos culturais. Mas que está disposta a ajuda-los e que a gestão está de portas abertas dentro da medida do possível para atender as demandas da comunidade capoeirista.

Comments


bottom of page