Prefeitura de Tarauacá leva sinal de internet para sete escolas da zona rural


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), para acelerar a incorporação de tecnologia e inovação na zona rural do município. O Programa oferta por meio de uma oferta balanceada de conexão à Internet, conteúdos educacionais digitais e formação de professores.


O programa tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à Internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei Nº 13.005 de 25 de Junho de 2014.


Atualmente, das escolas rurais que disponibilizam energia elétrica, sete já estão sendo contempladas pelo programa PIEC Via Satélite. São elas no alto rio Tarauacá: Eliza Soares Cavalcante (SEDE) e Joaquim Prado, baixo rio Tarauacá: Manoel Teixeira (SEDE), Maria Rita de Albuquerque dos Santos Catão III, BR 364 (Sentido Cruzeiro do Sul) Santa Terezinha, Pedro Zumba da Silva (SEDE), Aurelino Pereira de Brito (SEDE).

Para a secretária de educação, Lucicléia Nery, a internet chegou às escolas rurais para atualizar cada comunidade com o mundo em tempo real. “A Internet chegou para transformar a realidade das escolas rurais. Com certeza, trazendo grandes benefícios e conhecimentos para todos que residem nas comunidades rurais atendidas pelo programa”, afirmou.


O Programa, através da articuladora Raimunda Nonata Avelino de Castro no município de Tarauacá, vem trazendo esperança em dias melhores e novas tecnologias educacionais para as comunidades ribeirinhas.


“É gratificante ver a felicidade dos moradores e professores nas comunidades com a chegada da Internet. É algo novo, inovador e importante para o estudo de cada educando. A mesma é de suma importância para o suporte dos professores nas atividades escolares, como também para todos da comunidade”, salientou a articuladora do programa.

No âmbito escolar, a Internet garante muitos benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos de forma generalizada. Para além da educação formal, possibilitando que as crianças e adolescentes tenham acesso de qualidade a uma ampla variedade de conhecimentos, jogos e conteúdos educativos, sendo complementares à sua educação formal.


Navegar na Internet é um processo de busca de informações valioso para a construção do conhecimento, gerando um ambiente interativo, facilitador e motivador da aprendizagem. Facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.