Prefeitura de Tarauacá implantará Programa de Teledermatologia em posto de saúde


Hoje Tarauacá continua avançando na Área da Saúde do Município, desta vez, com a implantação da Teledermatologia que terá como referência a UBS Maria da Luz, localizada no Bairro Senador Pompeu.


Dentre os avanços mais significativos da tecnologia na área da saúde, a teledermatologia certamente é um dos mais relevantes.


Em um contexto em que os sintomas dermatológicos representam grande parte das buscas por atendimentos primários, a prática é de suma importância para os pacientes que não podem comparecer presencialmente à capital ou outros centros e unidades para realização de consultas.


De forma resumida, a teledermatologia se refere à dermatologia praticada à distância, seja na realização de atendimentos e diagnósticos, ou mesmo na interpretação de exames e laudos.


Para o secretário Aderlândio França, "seu uso é fundamental para a garantia de diagnósticos precoces e para a ampliação do acesso aos especialistas da área. Assim, funcionando de forma mais viável e vantajosa para os tratamentos".


A teledermatologia é uma área que pertence à Telemedicina. Sendo assim, é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde.