top of page

Prefeitura de Tarauacá entrega Unidade Básica de Saúde para comunidade indígena do Caucho


A prefeita Maria Lucinéia realizou na sexta-feira, 11, a entrega da chave da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Vila do Caucho, no rio Muru, à coordenadoria do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Juruá, representada por Iglê Monte da Silva, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).


A entrega contou com a presença do assessor indígena e cacique da aldeia, Antônio Kaxinawá, do secretário de saúde, Aderlândio França e demais membros da comunidade indígena, incluindo o pajé.

A obra contou com recursos de emenda destinada pela deputada federal, Jéssica Sales, no valor de R$ 726 mil. Jéssica Sales não pode comparecer por estar tratamento de saúde, a quem eu oro pela sua recuperação e agradeço por oportunizar a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) indigena de Tarauacá.


A UBS conta com 22 salas, incluindo banheiro com acessibilidade, e irá beneficiar mais de 4 mil indígenas, das etnias Kaxinawá, Yanauana, Katukina e Ashaninka, que terão acesso à uma saúde de qualidade.


Só na comunidade do Caucho, onde a UBS foi construída, vivem aproximadamente 870 indígenas, totalizando 180 famílias.

No local serão realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, entre outras, além de vacinação e vigilância nutricional por parte da equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).


“Esse momento é de vocês. Essa UBS é uma alegria tremenda para toda a comunidade do Caucho e arredores. Quero agradecer aqui a nossa deputada federal, Jessica Sales, que enviou a emenda parlamentar que resultou na primeira UBS indígena do nosso povo de Tarauacá. Peço a Deus que recupere também a vida da nossa deputada. Gratidão”, escreveu.


Comments


bottom of page