top of page

Parceria entre Prefeitura e Bombeiros oferece orientações sobre primeiros socorros aos professores


Essa parceria é fruto de conversas da prefeita do município Maria Lucinéia com o Comando do Corpo de Bombeiros de Tarauacá.

A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), realizou nesta quinta-feira, 06, orientações de primeiros socorros aos professores da zona rural.

A capacitação contou com orientações sobre o atendimento de engasgamento, parada respiratória e cardiorrespiratória, ministrada pelos alunos soldados, Evilazio e Alysson, do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC).


O objetivo da orientação foi propiciar aos professores, identificação de situações de risco e técnicas de primeiros socorros que garantam os primeiros atendimentos em situação de acidentes ou risco de vida aos alunos da Educação infantil e básica.

"Aqui nos abordamos sobre primeiros socorro com foco principal no que os professores podem em caso de uma situação extraordinária encontrar no seu dia-a-dia nas escolas ou também durante o deslocamento aos seus locais de trabalho", afirmou o aluno soldado Evilazio.


A secretária de educação, Maria Lucicléia, destacou que a capacitação ocorre com o objetivo de efetivar a Lei Federal nº 13.722/2018, chamada de Lei Lucas, que torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.


"Estamos aqui destacando a importância de efetivar a Lei Lucas, que trabalha os primeiros socorros porque os professores da zona rural, eles exercem esse papel porque é difícil chegar até a cidade, eles sabendo e estando instrumentalizados porque lá é como se fossem os médicos da comunidade. Eu reforço e agradeço essa parceria", afirmou a gestora.


Comments


bottom of page