...
 

Parceria entre Prefeitura de Tarauacá e Incra garante incentivo aos produtores do Novo Destino


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, celebrou nesta segunda-feira, 27, um convênio garantindo incentivos a mais de 80 produtores rurais da região do assentamento do Novo Destino, zona rural do município.


De acordo com Moisés Medeiros, representante do Incra, o acordo trata de um crédito de instalação, programa do Incra, que consiste no provimento de recursos financeiros sob a forma de concessão de crédito aos beneficiários da Reforma Agrária.


Segundo ele, o microcrédito tem o objetivo de assegurar os meios necessários para instalação do homem no campo e o desenvolvimento inicial das atividades rurais e/ou recuperação dos projetos do Programa Nacional de Reforma Agrária.


“No momento estamos trabalhando com um projeto produtivo, nas linhas de apoio e fomento. Créditos somados podem gerar valores de até R$ 16 mil. Em alguns, um desconto de 90% desse valor, ou seja, a família vai pagar apenas 10% desse total e tem até três anos para pagar”, explicou Moisés.


A prefeita, Maria Lucinéia, destacou a importância da manutenção da parceria do Incra para o homem do campo.


"Estou de volta a Tarauacá e mais feliz ainda porque estamos fazendo um encontro com homem do campo. Esse crédito hoje tem o intuito de garantir a segurança alimentar e ajudá-los a fomentar a agricultura familiar. Contem com o nosso apoio. Não mediremos esforços para ajuda-lôs”, afirmou.

O coordenador do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, Francisco Erivelton, destacou a importância da Prefeitura com o Incra.


"É gratificante ver que o trabalho realizado pelo NMRF, está trazendo frutos para os produtores rurais. Foi um pedido direto da nossa prefeita Néia, que a prioridade é atender da melhor maneira possível as reivindicações da zona rural. É muito bom ver o fruto dessa união que tem como parceria a Secretaria de Agricultura, a Câmara de Vereadores e o Incra”, afirmou.


Estiveram presentes o vice-prefeito Raimundo Maranguape, o diretor-substituto José Maria, os vereadores da Câmara de Tarauacá, o secretário de Agricultura Narcelio Bayma e o coordenador do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária do Incra, Francisco Erivelton, na Câmara de Vereadores do Município.