Operação tira 800 toneladas de entulhos por dia de bairros de Tarauacá após águas do rio baixarem


A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, está passando por uma verdadeira operação de limpeza após ficar quase 100% debaixo das águas do rio que transbordou na semana passada.


Com uma população estimada em 43.151 pessoas, a cidade chegou a ter 28 mil moradores afetados com a enchente do rio. De acordo com a Defesa Civil, dos nove bairros que há na cidade, apenas um não foi atingido pelas águas. Cerca de 90% do município foi afetado pela enchente.

Na segunda-feira (22), quando as águas baixaram, os moradores começaram a voltar para a casa e relataram que a cidade estava com cenário de guerra.


Rosenir Arcênio, secretário de Obras de Tarauacá, diz que 13 máquinas estão nos bairros fazendo a limpeza. “Apenas um bairro da cidade não foi atingido diretamente, mas todos foram afetados de alguma forma, já que quase todos os nossos garis foram atingidos e não houve coleta de lixo durante o período de inundação”, explica.


Os entulhos, além do lixo, estão espalhados por toda a cidade. Segundo o secretário, eles são levados para o aterro e também para um terreno específico para receber entulhos, como restos de móveis.

“A previsão é que a gente continue a limpeza até o fim desta semana e na próxima já inicie o reparo de infraestrutura como desentupir bueiros e tapar buracos, por exemplo”, finaliza.



Fonte: G1 Acre.