top of page

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama


O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Câncer Foundation.

A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, com aproximadamente 2,3 milhões de casos no mundo por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração nas moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.


É essencial que mulheres acima de 40 anos ou que possuam histórico familiar de câncer de mama façam acompanhamento médico constantemente e realizem o exame de mamografia anualmente, haja vista, que a detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer.

Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.


Durante o mês de Outubro haverá programações nas unidades de saúde em referência a essa campanha, mas a luta é “Que todos os dias sejam rosa, não apenas os de outubro."

Comments


bottom of page