Moradores do Rio Tarauacá recebem atendimento de saúde e assistência social

Em uma mega edição que conta com mais de 40 profissionais da saúde e promoção social, a Prefeitura de Tarauacá, por meio das Secretaria de Saúde e Promoção, segue levando assistência médica, farmacêutica, odontológica e social na 1º Edição do Programa Prefeitura Itinerante no alto Rio Tarauacá.

O programa atende os moradores ribeirinhos com consultas médicas, testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, preventivo de câncer de colo de útero, vacinação, assistência farmacêutica e atendimento odontológico.

A prefeita Maria Lucinéia que participou deste final de semana destacou a importância da equipe formada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social, que se deslocaram ao rumo do rio Alto Tarauacá, beneficiando os ribeirinhos de todas as comunidades até a divisa com o Jordão.

"Esse programa tem a missão de levar atendimento humanizado a quem mais precisa. Nesse ano, teremos a presença constante dos profissionais de saúde nas zonas ribeirinhas. A nossa população merece e necessita desse olhar de cuidado", afirmou a gestora.

A equipe conta com aproximadamente 40 pessoas, envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, psicólogos, profissionais de apoio, dentre outros.

O trajeto que seria para acontecer na Unidade Móvel Dezinho (balsa), ocorre em uma embarcação de 16 metros e outros dois barcos menores, devido a instabilidade da água no rio, minimizando riscos de maiores imprevistos. A jornada dos profissionais está com previsão de duração de 15 dias, seguindo o seguinte cronograma de paradas e atendimentos nas comunidades e arredores.