Mais de 4 mil toneladas de entulho são retiradas de bairros em Tarauacá duas semanas após enchente


Depois de duas semanas de trabalho na limpeza dos bairros atingidos pela cheia na cidade de Tarauacá, no interior do Acre, a Secretaria de Obras do município já recolheu mais de 4 mil toneladas de entulho desde que o rio começou a baixar. Trabalho das equipes continua com recuperação de ruas e coleta de lixo.


O secretário Rosenir Arcênio disse que o entulho está sendo levado para um terreno que foi cedido à prefeitura. Os moradores começaram a voltar para a casa no dia 22 de fevereiro quando o rio começou a apresentar vazante.

"Estamos com duas semanas, em torno de 15 dias nesse trabalho, as águas já baixaram normal e as famílias retornaram. Agora é só questão de limpeza da cidade e ainda a retirada de entulho que ainda resta. A gente continua fazendo a limpeza e também um trabalho paliativo nas ruas que foram danificadas pela enchente", contou o secretário.

Com uma população estimada em 43.151 pessoas, a cidade foi uma das mais atingidas pela cheia e chegou a ter 28 mil moradores afetados. De acordo com a Defesa Civil, dos nove bairros que há na cidade, apenas um não foi atingido pelas águas.

Depois de chegar a 11,15 metros, o Rio Tarauacá marcava 6,45 metros nessa segunda-feira (8), segundo dados da Defesa Civil. A cidade decretou calamidade pública no dia 18. Para o trabalho de coleta de lixo e limpeza da cidade, que já passou pela retirada do lixo mais pesado, são utilizadas cinco caçambas, três retroescavadeiras, uma pá mecânica e pelo menos 30 homens.

"A limpeza mais pesada a gente já concluiu. Ainda temos alguns entulhos na cidade, mas é de pessoas que começaram a jogar depois. Então, vamos fazer uma programação para retirar o entulho destas pessoas que não tinham tirado no momento em que a gente estava fazendo o mutirão", acrescentou.


Fonte: G1 Acre.