I Oficina de estudo para elaboração do Plano de Educação Infantil do município de Tarauacá


A Secretaria de Educação de Tarauacá, realizou Encontro para estudo e formulação do Plano de Educação Infantil, a fim de traçar objetivos para alcance da educação, relacionada ao ano letivo em curso.


Aconteceu no município de Tarauacá/Ac, a oficina de estudo para elaboração do plano de Educação Infantil do município. O encontro aconteceu na escola Instituto são José, com a presença dos gestores, coordenadores e professores que atuam na educação infantil tarauacaense.


De acordo com a coordenação de Educação Infantil, Celiuda Mourão, considera-se o plano anual de educação, como um documento orientador das ações práticas da instituição, sendo aquele em que se definem as metas e os objetivos que se almeja atingir durante ano letivo.


“Foi um encontro gratificante e orientador. Planejamentos todas as aprendizagens que se pretende promover relacionado ás crianças que são educadas e cuidadas nas instituições de Educação Infantil de Tarauacá”. Disse a coordenadora.


Para a coordenadora Carolina Mendonça Prado, foi importante esse planejamento, tendo em vista se abordar a educação infantil.


“Quando se planejamos, traçamos objetivos para serem alcançados na educação de Tarauacá. Se não houver plano de ação, não teremos embasamento para traçar prognósticos futuros na educação”. Afirmou a coordenadora.

Assim, a instituição elabora seu plano, que pode ser compreendido como as práticas educacionais organizadas em torno das múltiplas expressões e linguagens, em meio às relações sociais e que marcam a construção das identidades das crianças.

Portanto concebemos plano ou proposta pedagógica como um instrumento de grande relevância para a Educação Infantil, construção necessária para se procurar garantir uma educação de qualidade que respeite os direitos das crianças.


Para a secretaria Lucicleia Nery, é importante se planejar, pois a educação infantil merece um olhar diferenciado, tendo em vista ser o início de tudo na formação de cada criança, o alicerce de tudo.


“Outras oficinas acontecerão, pois serão quatro etapas de formação com todos os coordenadores na educação infantil. Todos buscando melhoria no desenvolvimento de ações qualificadoras para a educação de nossas crianças”. Explanou a secretaria.

É, afinal, um novo percurso a ser mapeado, com as inúmeras informações e emoções associadas às descobertas. Não é à toa que o planejamento tem sido uma etapa cada vez mais valorizada em todas as áreas. Afinal, planejar é assumir a responsabilidade de prover os meios para realizar os planos traçados.


Na escola, uma das mais importantes estratégias de planejamento são as reuniões pedagógicas. O objetivo desses encontros, realizados durante o ano letivo, é propiciar que professores e coordenadores possam discutir e acompanhar o andamento dos processos de ensino-aprendizagem.








Por: Assessoria da Seme.