Fruto símbolo de Tarauacá, abacaxi é usado em revitalização e dever virar cartão postal na cidade

As duas rotatórias da entrada de Tarauacá foram revitalizadas com plantações de abacaxi, o fruto símbolo da cidade.

O município, distante 400 km da capital Rio Branco, ficou famoso pela produção de abacaxis gigantes. Produtores rurais já registraram em época de colheita abacaxis de até 15 quilos.

A fama é tamanha que o município chegou a ser destaque em uma edição do Globo Repórter, da TV Globo, em dezembro de 2006, sobre as "Riquezas Amazônicas".

A reportagem mostrou que além de ter um super abacaxi, Tarauacá produz ervas capazes de conter a calvície. À época o tarauacaense Carlos Pinto ficou famoso ao desenvolver o Shampoo Esperança, que prometia ser a salvação para o carecas.

“Essa é uma idéia que a gente tinha conversado com a nossa prefeita Neia e o vice-prefeito Maranguape, estamos colocando o abacaxi, o que nos representa, ou seja, o maior abacaxi do mundo e famoso em todos os lugares, e ainda trouxe um agricultor para nos ajudar a plantar e valorizar ele ao mesmo tempo. Em breve teremos o abacaxi gigante, dando fruto e depois será distribuído para nossa população. Peço a todos: 'vamos cuidar, pois é nosso”, diz o secretário municipal de Agricultura, Narcélio Bayma.