top of page

Escolas de Tarauacá são selecionadas para programa de água e saneamento do PDDE


Por: Flávio Santos-Assecom


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Educação, por meio de sua coordenação de Ensino Básico, informa que várias escolas terão acesso à água potável. As Instituições que ainda não aderiram ao Programa Dinheiro Direto na Escola Água e Esgotamento Sanitário (PDDE Água) têm até 31 de julho para enviar documentação solicitada.


A rede educacional de Tarauacá/Ac será beneficiada várias escolas: Escola Almério Bandeira de Melo, Antonio Albertino Filho, Coronel Auton Furtado, Coronel José Marques Leite I, Dr. Demóstenes Rodrigues, Dr. Valério Caldas de Magalhães, Eliza Soares Cavalcante, Coronel Jose Marques Leite II, Manoel Teixeira, Maria da Glória Rodrigues, Raimundo Marques, Santa Maria, Santa Terezinha, José Pereira Peres, Raimundo Ramos de Araujo. Totalizando mais de quinze instituições da rede municipal de educação.


Entre os anos de 2019 a 2021 a coordenação. de Estatística da SEME, através das informações prestadas ao Censo Escolar pelos servidores Antônio Francivaldo Lopes do Ó e Maria Betânia Aragão Mendonça, conseguiram contemplar 17 escolas da rede municipal rural com o PDDE água.


A secretaria municipal estará enviando equipe para averiguar as referidas escolas e posteriormente, enviar ao MEC os termos de adesão e registros fotográficos com a maior brevidade, pois terão até dia 31/07/2023 para aderir ao programa e serem beneficiadas com os recursos que serão gerenciados pelo coordenador do PDDE servidor Sr. Jesuíno Bandeira Rodrigues que é responsável pelas prestações de contas.


“Ao todo, 2.111 escolas foram selecionadas pelo Censo Escolar, conforme requisitos definidos na Resolução nº 02/2021. Esse número representa 652 municípios contemplados com o Programa. O PDDE Água e Esgotamento Sanitário transfere recursos para assegurar abastecimento de água em condições apropriadas ao consumo humano e o esgotamento sanitário nas escolas de educação básica do campo, indígena e quilombola. O objetivo é contribuir para uma melhoria da qualidade do ambiente escolar e, consequentemente, do ensino e aprendizagem”. (http://undime.org.br/)", afirma.



Segundo a Secretária de Educação, Maria Lucicléia, este resultado é importante para os avanços da educação. “Conseguimos um grande feito conquistado para nossas escolas tarauacaense que trará benefícios significativos para que tenhamos um maior aprendizado escolar. A água e o saneamento básico é um direito de todos. Este é um feito grandioso, conquistado por uma gestão comprometida, transparente e com participação”, cumprimentou a secretária.


Para o coordenador do Ensino Básico, Profº Felipe de Lima “É de suma importância, e se faz necessário o consumo de água potável, nas escolas do município. Água é saúde e vida para nossa população. Com certeza, um grande avanço conquistado para todos”, salientou o coordenador.

コメント


bottom of page