top of page

Capacitação para rede de garantia de direitos é realizada em Tarauacá


No último sábado (23), foi realizada uma capacitação para a rede do sistema de garantia de direitos e para todas as instituições que atendem crianças e adolescentes no município.


O objetivo da capacitação foi esclarecer para todos como funciona o serviço de acolhimento, quais são os princípios fundamentais do serviço de acolhimento familiar e institucional.

A capacitação também teve como objetivo adaptar o fluxo de atendimento para a região, que é peculiar e não possui todos os serviços disponíveis como nos grandes centros. Desta forma, o fluxo estabelecido irá nortear as intervenções de crianças e adolescentes com direitos violados, principalmente nos casos mais graves.


Durante a capacitação, foram abordadas diversas questões importantes em relação aos direitos das crianças e adolescentes. Uma das principais questões foi a de quando uma criança deve ser encaminhada para o abrigo e como deve ser este serviço.

Além disso, foram discutidos os princípios fundamentais do serviço de acolhimento familiar e institucional, que são: o direito à convivência familiar e comunitária; o desenvolvimento integral da criança e do adolescente; o respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento; a primazia da responsabilidade da família; a intervenção precoce e, sempre que possível, a preservação dos vínculos familiares.


A capacitação teve grande importância para toda a rede de atendimento às crianças e adolescentes do município, além de ser uma oportunidade de aprimoramento para os profissionais que atuam nesta área.

"As conclusões e recomendações discutidas nesta capacitação serão levadas para a implementação de políticas públicas que visem proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes na região”, afirmou a gestora da assistência social, Camila Figueiredo.

Kommentare


bottom of page