Busca Ativa Escolar bate meta de matrículas e avança para conquista do Selo UNICEF


A equipe do Busca Ativa Escolar municipal é formada por psicólogo, assistente social e educadores. Toda semana a Coordenadora operacional juntamente com o conselho tutelar e o técnico verificador vão a campo para identificar os problemas das crianças fora da escola, criar estratégias para resolver a situação e levar o aluno de volta para a sala de aula. É um trabalho intersetorial, no qual contamos com a parceria do CRAS, da Secretaria Municipal de Saúde e do conselho tutelar.


Neste ano, a UNICEF estabeleceu para Tarauacá a meta de 264 alunos resgatados até março de 2023 Entretanto, 7 meses antes do prazo, Tarauacá já alcançou o resultado o marco é um importante passo para a conquista do Selo UNICEF, que premia boas práticas na educação.

Os 264 alunos inseridos na plataforma serão acompanhados durante um ano para garantir não só sua permanência na escola, mas também sua evolução educacional e a resolução dos problemas que o afastaram da escola.


A professora Fabricia Prado comemora a meta, mas enfatiza que o trabalho irá continuar independente do resultado já alcançado, e que o mais importante é ver as crianças com seus direitos garantidos.


Aliadas ao Conselho Tutelar e a Assistência social as escolas cumprem o papel social de identificar e notificar casos de trabalho infantil, bullying ou qualquer tipo de situação que fere os direitos das crianças e dos adolescentes.