top of page

Busca Ativa escolar realiza visitas na escolas da rede estadual e municipal


A equipe do Busca Ativa Escolar visitou as escolas da Rede Municipal e Estadual com o objetivo de averiguar o número de alunos faltosos e as possíveis causas.


A iniciativa visa identificar os motivos pelos quais os estudantes estão faltando às aulas e buscar soluções para garantir o retorno destes à sala de aula. Durante as visitas, a equipe realiza um levantamento de informações sobre os alunos faltosos, como idade, ano/série, motivo da ausência, dentre outros. Com base nesses dados, são identificadas as possíveis causas da evasão escolar.

Além disso, são realizadas reuniões com a equipe gestora para discutir as medidas necessárias para garantir o retorno dos alunos à escola e sua permanência. Essas medidas podem incluir ações como reforço escolar, acompanhamento psicológico, assistência social, entre outras.


De acordo com a coordenadora operacional, Fabricia Prado a equipe do Busca Ativa Escolar vai realizar visitas às famílias dos alunos infrequentes do território, para conhecer os motivos das ausências ou do abandono escolar e, posteriormente, intervir na situação, estabelecendo estratégias junto à família e a Rede de Proteção, para que a criança ou adolescente possa retornar à escola-.

Por isso, o Programa Busca Ativa Escolar é fundamental para garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Vinculada ao Selo UNICEF, a ação é intersetorial envolvendo as secretarias municipais de Educação (SEME), Desenvolvimento Social e Conselhos Tutelares.


Comments


bottom of page