A importância da assessoria rural para Educação do campo


O que é ser assessor pedagógico nas comunidades rurais de Tarauacá? A Assessoria Pedagógica viabiliza as propostas pedagógicas da instituição e é responsável pelas atividades de orientação e apoio pedagógico aos docentes, bem como qualificar o processo de ensino, investir na parceria entre docente e discente no processo de ensino/aprendizagem.


Qual é o principal desafio do professor que atua na educação do campo atualmente?

Elaborar projetos para trabalhar com as famílias, a identidade do homem do campo entre outros. Usar metodologias de acordo com a realidade local, buscando resgatar experiências vividas pelo povo e assim fazer da educação algo inovador.


O que caracteriza a educação rural?


Neste sentido, a Educação Rural pode ser entendida como aquela elaborada para atender às necessidades do capital, enquanto que a Educação do Campo representa os movimentos organizados do campo, a partir de uma proposta de educação construída por eles próprios.

Quais os principais avanços para a educação do campo?


Pode-se considerar como avanços as conquistas alcançadas no âmbito da garantia do direito à educação para os camponeses; os programas educacionais destinados a estes sujeitos sociais; a inserção do tema na agenda de pesquisa das universidades públicas brasileiras; o aprofundamento da articulação entre diferentes.


Para Erivaldo Lopes do Ó (Assessor pedagógico), esta é uma função importante dentro da educação. Temos que trabalhar para auxiliar o professor nas suas atividades diárias, lhes dando apoio pedagógico. “Nosso trabalho também visa, auxiliar a secretaria administrativamente verificando escolas que precisam de reformas, construção e materiais de cantina, e principalmente material didático, Fazemos também o trabalho para retirada de documentos, fazemos torneios esportivos, procurando sempre ser inserido na comunidade que atuamos”. Falou o assessor Erivaldo.





Por: Assessoria SEME.