O Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Tarauacá, através das Secretarias de Saúde, realizou nesta quinta-feira (08), uma palestra educativa de prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti.
As escolas da rede municipal e estadual estão trabalhando junto aos alunos a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya. O principal objetivo é conscientizar alunos, professores e funcionários para que todos atuem como multiplicadores de informações e, desta forma, mobilizar as comunidades. A ação é desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.
Durante as palavras, as equipes orientam a comunidade escolar sobre a retirada de materiais que possam acumular água, por exemplo. A palestra tem como objetivo de ajudar no combate à doença, com atitudes permanentes para minimizar a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, a epidemia.
Solicitação
Quem deseja solicitar orientações, visita técnica ou palestras em sua comunidade, escolas, empresa ou associação de moradores pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Conheça algumas medidas:
- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantenha-os sempre limpos.
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.
Todas as palestras são realizadas com os Enfermeiros das Unidades de Saúde do Município, com apoio dos Agentes comunitários de Saúde e da Coordenação do Programa Saúde na Escola.