ZÉ GOTINHA FAZ A FESTA DAS CRIANÇAS E PROTEGE CONTRA PÓLIO E SARAMPO EM TARAUACÁ


Com participação do personagem “Zé Gotinha”, a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Saúde, fez grande movimentação no dia “D” da vacinação contra a pólio e o sarampo. Na manhã de sábado (18), o Zé Gotinha visitou as Unidades Básicas de Saúde onde as crianças recebiam a vacina.


Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. A vacinação continua até o dia 31 de agosto.


O sarampo é uma infecção viral aguda altamente transmissível e com elevado potencial epidêmico, principalmente em populações com baixa cobertura vacinal. Sendo assim, a principal forma de proteção contra a doença é a manutenção de elevada cobertura vacinal com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), aplicadas em crianças aos 12 meses e 15 meses de idade, respectivamente.