SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE REALIZA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA


A Unidade Básica de Saúde, José Leôncio (Bairro da Copacabana), está promovendo durante esta manhã de terça-feira (20) a atualização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Documento que facilita o trabalho do profissional em saúde.


A atividade começou cedo na Unidade e irá atender os idosos com a equipe de profissionais como enfermeiros, ACS, médicos; com teste de glicemia, peso, altura, atualização da carteira de vacinação, índice antropométrico, avaliação médica e etc.

A Caderneta permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida.


Contribui também para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.


De acordo com a Coordenadora do José Leôncio, Simone Sombra, a Caderneta da Pessoa Idosa vem pra somar na prevenção, diagnóstico de determinadas doenças, além do acompanhamento dessas pessoas, avaliando-os de forma mais eficaz.


A coordenadora acrescenta ainda, que a Caderneta é um instrumento estratégico e auxiliar no bom manejo da saúde dessa população, sendo usadas tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.


Logo após os atendimentos de avaliação em saúde, os idosos participarão de um café da amanhã.