RETROSPECTIVA: VEJA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS AÇÕES DA PREFEITURA DE TARAUACÁ NO ANO DE 2017!

Veja aqui os principais acontecimentos relatados pelo site da Prefeitura de Tarauacá. Basta clicar na imagem do selo de cada programa para acessar os conteúdos publicados ao longo deste ano de 2017.

 

RESGATANDO A DIGNIDADE DA POPULAÇÃO TARAUACAENSE, PREFEITURA DE TARAUACÁ VOLTA A EMITIR CARTEIRA DE TRABALHO

 

 

Ontem, 13 de junho, a Prefeitura de Tarauacá voltou a emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em convênio firmado entre a Prefeitura de Tarauacá e o Ministério do Trabalho (MTE). Antônio Diemesson de Sousa foi o primeiro a usufruir do serviço oferecido à população.

 

Após quase quatro anos sem emitir o documento, o município volta a ser parceiro na execução do serviço, fato que resulta na redução da fila de espera de aproximadamente seis mil pessoas que aguardam sua Carteira de Trabalho, via MTE. “Por meio desse convênio que acabamos de assinar com o Ministério do Trabalho, nós restituímos a dignidade a nossa população", destacou Prefeita Marilete Vitorino durante o ato.

 

TARAUACÁ: PREFEITURA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DO ABACAXI

A prefeita Marilete Vitorino reuniu a imprensa local, incluindo comunicadores de rádios, redes sociais e blogueiros para apresentar as novidades e mudanças da programação oficial do lV Festival do Abacaxi de Tarauacá. 

 

A reunião, que aconteceu na tarde desta quarta feira, 06, além da prefeita Marilete Vitorino, contou com a presença de secretários das diversas pastas, do vice-prefeito Chico Batista e Assessoria Jurídica da prefeitura.

A organização do tradicional Festival definiu três datas importantes para o evento. A programação oficial vai acontecer dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro. 

TARAUACÁ: PREFEITURA PROMOVE FESTA PARA CRIANÇAS

 

“Esta foi a Festa do Dia das Crianças mais legal que já comemorei. Viemos eu e meu primo, minha mãe e meus dois irmãos. Achei fantástico, muito legal”, comemora o pequeno, Francisco Andrey, 10 anos de idade. A Comemoração do Dia da Criança em Tarauacá foi recheado com uma mega programação para atender, além dos pequeninos anfitriões, também o público adulto.

 

Mas vamos começar por eles que foram os donos da festa. O espaço preparado pela prefeitura para o grande evento foi a Praça Auton Furtado (Praça Municipal). A logística foi completa. A equipe organizadora que envolveu todas as secretarias, não deixou a desejar. As crianças e seus acompanhantes (pais) degustaram um saboroso lanche, se divertiram com as brincadeiras do palhaço remelexo, brincadeiras no pula-pula, topogan e centopéia. Para se ter uma idéia da vontade das crianças de extravasar energia, foi necessário persistir diante das extensas filas que formavam para pegar o brinquedo. E valia à pena, já que o momento era pra criançada se divertir.

 

TARAUACÁ: PREFEITURA REALIZA FESTA DE NATAL PARA AS CRIANÇAS

A Prefeitura de Tarauacá realizou nesta quinta-feira, (21), uma grande festa de Natal para todas as crianças do município. O evento ocorreu no centro da cidade na Praça Valério Caldas de Magalhães, ao lado da Igreja Católica. 

Como a festa é de Natal, a figura do Papai Noel não poderia faltar. O bom velhinho distribuiu presentes a todas as crianças, o evento contou ainda com pula-pula, palhaço e a distribuição de pirulito.

 

PREFEITURA DE TARAUACÁ INAUGURA NOVA UNIDADE DE SAÚDE NO BAIRRO CORCOVADO

A prefeitura de Tarauacá entregou nesta manhã de terça-feira (12) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marília Vieira Lima de Sousa. O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas com deficiência.

 

O ato de inauguração da Unidade de Saúde foi entregue em solenidade para comunidade do referido bairro, onde na oportunidade a Secretária de Cultura, Turismo e Desporto, iniciou cantando o hino Tarauacaense. Além da prefeita, Marilete Vitorino, participaram do ato de entrega do Posto de Saúde, o Vice-Prefeito Chico Batista, Secretários, Assessores, vereadores Valdo do Ó e Diógenes Leão Fernandes.

 

PREFEITA MARILETE E EQUIPE INAUGURA NOVO PRÉDIO DA ESCOLA VALDINA TORQUATO

 

Um ato solene com a presença da prefeita Marilete Vitorino e do vice, Chico Batista, além de vereadores, secretários, professores, alunos e comunidade, marcou a solenidade de inauguração e entrega do novo prédio da Escola de Ensino Fundamental, Valdina Torquato, na manhã desta terça feira, 05 de Dezembro, no Bairro do Triângulo.

 

“É uma emoção muito grande a gente fazer um Projeto em 2011 quando estávamos à frente da gestão e hoje a gente está inaugurando uma obra muito bonita, deixa a gente super feliz, e digo mais, eu não considero que seja a gente que precisa de parabéns porque é nossa obrigação, e assim deve trabalhar o gestor”, destacou a prefeita Marilete Vitorino.

 

PREFEITA MARILETE VITORINO LEVA DIGNIDADE E QUALIDADE DE VIDA ÀS COMUNIDADES ESCOLARES DA ZONA RURAL

“Quero só agradecer à prefeita Marilete Vitorino pelos benefícios que tem chegado aqui em nossa comunidade. Poço Artesiano com água de qualidade, banheiros em alvenaria dignos para uso da comunidade escolar, bebedouro, sem falar da manutenção permanente da merenda escolar. Não quero nem lembrar mais da situação deplorável que a escola vivia anteriormente, mas quero agradecer à prefeita Marilete pelas melhorias que nunca a comunidade teve antes”, frisa o presidente da associação de moradores da comunidade do Maracanã, José Valcimar, onde está localizada a escola Pedro Zumba I que ganhou poço artesiano e banheiros masculino e feminino construídos em alvenaria. 

 

Pela primeira vez na história, escolas rurais do município de Tarauacá estão sendo contempladas com benefícios que imprimem dignidade e qualidade de vida para a comunidade escolar e moradores.

 

Água saindo das torneiras e dos chuveiros é um sonho que cada vez mais se torna realidade para as escolas rurais que estão incluídas no Programa “Água na Escola”, a partir de uma parceria entre o Município de Tarauacá e Governo Federal.

 

“Hoje estamos com a sensação de dever cumprido nessa primeira etapa do Programa. Podemos ver a felicidade no rosto dos professores, dos alunos, dos pais de alunos e de toda comunidade, em saber que agora vão consumir água potável de qualidade e usufruir de um complexo com banheiro e sanitário dentro dos padrões de higiene e conforto. Estamos trabalhando na cidade, mas não esquecemos também das melhorias que precisamos implementar nas comunidades rurais”, ressalta a prefeita Marilete Vitorino.

 

I ARRAIAL CULTURAL PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE TARAUACÁ FOI UM SUCESSO

 

A prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Cultura,  Desporto e Turismo, promoveu na noite do último sábado, 26, o I Arraial Cultural, com apresentações de Quadrilhas, desfile das candidatas à Rainha Caipira, shows musicais com valores da terra, brincadeiras e muita diversão.

 

O evento aconteceu na Avenida Cel. Juvêncio de Meneses, em frente à prefeitura. No local, foram instaladas barracas formando uma grande praça de alimentação com comidas típicas como, pato, galinha picante, estrogonofe, galinha caipira, além de bolos, pudins, etc.

Observando cada detalhe das apresentações, dentro dos critérios exigidos, os jurados escolheram a “Guardiões da Tradição” como a que melhor se apresentou, ganhando a 1ª colocação, em segundo, a quadrilha “Melhor Idade”. 

 

Entre as candidatas à Rainha Caipira, a eleita com o maior número de votos foi, Idalina Torres, seguida de Jamilly Fahat e, em terceiro, Meirivânia Daniel. 

 

PREFEITA MARILETE ENTREGA MELHORIAS NA ESCOLA SANTA TEREZINHA NO MAMORÉ BR 364

 

A Prefeitura de Tarauacá amplia a assistência a quem antes recebia muito pouca atenção do poder público. 

 

A prefeita Marilete Vitorino, acompanhada do secretário de educação, Rosenir Arcênio, do gerente de Educação Rural, Orlando Bezerra, do subsecretário, Cleiber Emídio (Bin) e assessores, fez a entrega das benfeitorias realizadas na comunidade do Mamoré, escola Santa Terezinha l - BR 364, a 56 km da cidade de Tarauacá.

 

Entre as melhorias, está a construção de um poço semi-artesiano, banheiros em alvenaria e o reforço na qualidade da merenda escolar, além do acompanhamento e do apoio da equipe pedagógica da SEME.

Na reunião com os pais de alunos e a comunidade escolar foi discutido sobre a questão da qualidade do ensino, e, serviu ainda para coletar demandas do povoado na área da educação e entregar para a comunidade, os benefícios realizados. 

 

O gerente de educação rural, Orlando Bezerra, destacou a importância do apoio que a prefeita Marilete tem dado à educação rural. “Pra nós é uma satisfação muito grande estarmos aqui, prestando conta com vocês, entregando essas novas instalações. Antes, se alguém dissesse que estava havendo educação na zona rural, não era verdade. Os desafios são muitos, e se não tiver a união de todos, fica mais difícil ainda. Prefeita Marilete, eu te parabenizo por você priorizar uma área que é fundamental em qualquer governo". 

 

A situação da merenda escolar também foi normalizada. O secretário de Educação Rosenir Arcênio afirma que os moradores do povoado ficaram muito contentes com os novos benefícios. “A escola estava há anos sem receber nenhum tipo de material pedagógico, os banheiros eram inadequados, a água e a merenda escolar eram de péssima qualidade, e essas melhorias vieram na hora certa graças aos esforços da equipe junto com a prefeita Marilete”, salientou o secretário. 

 

O povoado tem cerca de 66 (sessenta e seis) alunos matriculados na Escola Santa Terizinha, entretanto, de acordo com informações levantadas pela SEME, recebia pouca assistência da prefeitura nas gestões anteriores. 

Em sua fala, a prefeita Marilete Vitorino, agradeceu a presença de todos e lembrou que “as referidas benfeitorias eram pra ter chegado a muito tempo antes do meu governo, considerando que o convênio é de 2014 e a gestão anterior não deu importância. No início do nosso mandato, tivemos muitos problemas de ordem financeira, além do que, tudo que precisamos adquirir, tem que ser dentro da legalidade, passando pelo processo licitatório. Acredito que as coisas vão melhorar e vamos poder fazer mais por cada escola rural".

 

RUA CAPITÃO HIPÓLITO: PORTAL DA CIDADE RECEBE TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA GARANTIR MAIOR DURABILIDADE

 

A maior operação da Secretaria de Obras do município, nesta segunda feira, 16, se concentra no Portal da Cidade, Rua Capitão Hipólito, a via principal de entrada e saída da cidade, com uma extensão de 834m, por 7m de largura.

 

De acordo com o Engenheiro Civil e Secretário Municipal de Obras, Yan Silva, o processo de preparação da via exige uma atenção especial, dado ao fato de que a Rua Capitão Hipólito é a via mais movimenta da cidade.

 

O processo de preparação e tratamento para receber a camada de brita dar-se da seguinte forma: Primeiro é feita a limpeza com a varredura através de um soprador, depois a agoação com um carro pipa, em seguida vem o processo de imprimação com RR (uma cola) que acompanha a camada de brita para fixar ao solo.

A maior parte dos 834 metros de pista que passarão por esta manutenção já recebeu o tapa-buraco neste ano. Esta técnica, de acordo com o secretário previne o aparecimento de novos buracos e garante mais tempo de vida útil do solo.
 

Ainda de acordo com o secretário Yan, a previsão para a conclusão da obra, se não houver imprevistos com a chuva, é para ser concluído, até no máximo amanhã, dia 17.
 

Outra preocupação da Secretaria de Obras é com o escoamento das águas pluviais e a construção de meio-fios que iniciará após a atual fase da operação.
 

Para a prefeita Marilete Vitorino, “levando em conta o fato de que a Rua Capitão Hipólito é a principal via de acesso ao município, precisamos realizar um serviço diferenciado, de qualidade e com a garantia de que haverá maior durabilidade. Sabemos que essa via vem causando transtornos para a população desde muito tempo, apesar das diversas ações de tratamentos feitos em gestões anteriores, mas que nunca se resolvia a situação. Agora esperamos que desta vez os serviços tenham maior durabilidade, uma vez que o atual processo de restauração inclui novas técnicas de revestimento do solo com um material mais adequado”, disse.

PREFEITURA DE TARAUACÁ OFERECE WI-FI GRATUITO NA PRAÇA MUNICIPAL

A Prefeitura de Tarauacá, disponibiliza acesso gratuito a internet na praça Cel. Alton Furtado. O sinal de Wi-Fi é livre para a população e pode ser utilizado pelo celular, tablet ou computador portátil. 

 

De acordo com a Prefeita de Tarauacá , Marilete Vitorino , a Praça da Municipal, que fica em frente à escola José Augusto de Araújo, diariamente reúne moradores e é espaço para conectarmos Tarauacá ao mundo através de internet rápida. “Com isso estamos democratizando o acesso à informação tanto para à população jovem que pode consultar suas redes sociais e compartilhar informações do cotidiano local”, frisou a gestora.

 

RAMPA DE ACESSO AO PORTO DO RIO ACURAUA RESOLVERÁ PROBLEMA HISTÓRICO DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

Uma das grandes dificuldades históricas dos produtores rurais da comunidade do Acuraua que usam os rios para escoarem a produção, era exatamente na hora de desembarcar, quando os barcos chegavam aqui no porto.

 

Os transtornos eram tão grandes que muitas das vezes os trabalhadores se desestimulavam diante da falta de condições de acesso do porto central na hora de escoar a produção.

 

PREFEITURA DE TARAUACÁ JÁ REABRIU NESTE ANO MAIS DE 200 QUILÔMETROS DE RAMAIS

 

A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Obras e Agricultura, divulgou nesta semana um balanço relacionado ao trabalho de reabertura de ramais. Mesmo enfrentado algumas dificuldades no que tange à questão do maquinário, até o presente momento, segundo relatório, já foram reabertos 200 quilômetros de ramais. 

 

Na definição da parceria, a prefeitura de Tarauacá é responsável pela reabertura de ramais no trecho Tarauacá/Cruzeiro e o Estado, através do DERACRE, do trecho Tarauacá/Feijó.

 

PREFEITA MARILETE VITORINO PARTICIPA DE AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

 

Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Em Tarauacá, os postos de saúde aderiram ao Novembro Azul, estão organizando ações voltadas à saúde dos tarauacaenses. No dia 16, quinta-feira, as Unidades Básicas de Saúde Maria da Luz e 24 de Abril abriu as portas das 18h às 21h, para informar os homens sobre o câncer de próstata.

 

PREFEITURA DE TARAUACÁ: POPULAÇÃO CARCERÁRIA DE TARAUACÁ RECEBE ATENDIMENTO MÉDICO DENTRO DO PRESÍDIO

A prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta segunda feira, 13/11, atendimento médico aos 387 internos da Penitenciária Moacyr Prado.

 

Os reeducandos recebem Exame da Tuberculose,  além de orientação e acompanhamento, VDRL (Exames para Identificação de Pacientes com Sífilis), HIV e Hepatites e consultas. Outro atendimento é na área de odontologia.

 

PREFEITA MARILETE ACOMPANHA REFORMA DA ESCOLA RILZA DANIEL

 

 

A prefeita Marilete Vitorino, a diretora da Instituição Áurea Ramos e o responsável, pela reforma, Nelcir Moura visitaram nesta quarta-feira (08/11), a obra de reforma da escola municipal, Rilza Maria Daniel, localizada no Birro Senador Pompeu (Praia).

 

A unidade escolar está passando por uma reforma emergencial, pois há vários anos não recebia nenhum tipo de reparo em sua estrutura física. São 18 salas que precisam ser completamente reformadas.

 

PREFEITA MARILETE VITORINO VISITA OBRA DO TRAPICHÃO QUE JÁ ESTÁ CONCLUÍDA

 

A prefeita Marilete Vitorino aproveitou o final da tarde de segunda- feira, 06, para vistoriar várias obras que estão em andamento na cidade. 

 

Entre as demandas, a prefeita visitou a conclusão da obra do conhecido trapichão do Gavião no bairro Senador Pompeu.

 

O trapiche tem uma extensão de 145m, por 90cm de largura e 90cm de altura. O trapiche agora oferece acesso com segurança para os moradores que trafegam diariamente, inclusive crianças que precisam ir para a escola e, às vezes, fazer alguma outra tarefa.

 

PREFEITA MARILETE VITORINO REALIZA MUTIRÃO DE SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS NA BR 364 SENTIDO CRUZEIRO DO SUL

A Prefeitura de Tarauacá por meio da Secretaria Municipal de saúde realizou um mutirão de atendimentos em serviços de saúde nas comunidades do Taquari, Gregório, Boto, Liberdade, São João, Maracanã, Tauari e Acurauá.

 

A ação que envolveu logística e profissionais de diversas especialidades teve início na manhã deste sábado (4) de novembro se estendeu por todo o dia.

 

Os moradores daquelas comunidades foram contemplados com atendimentos médicos, odontológicos, pré-natal, vacinação e entrega de medicamentos, além do atendimento em serviços sociais como corte de cabelo e outros.

 

Na ação houve ainda distribuição de hipoclorito de sódio (cloro), preservativos e todos os tipos de vacinas para crianças, jovens e idosos; testes rápido para sífilis, hepatite B e C e HIV. 

 

PARA MELHORAR AINDA MAIS O ATENDIMENTO PREFEITURA DE TARAUACÁ REVITALIZA UNIDADE DE SAÚDE DA COMUNIDADE DO GREGÓRIO

 

A Unidade Básica de Saúde da Comunidade do Gregório passou por uma revitalização realizada pela Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Saúde. 

O trabalho faz parte de uma reestruturação completa realizada pela prefeita Marilete Vitorino, com a intenção de melhorar o atendimento à população. A Secretária de Saúde, Meirivânia Daniel, fez questão de agradecer a gestora pelo empenho com saúde do município.

 

 
PREFEITA MARILETE VITORINO LEVANDO DIGNIDADE AOS MORADORES DO BAIRRO DA PRAIA

Na manhã deste sábado, 21, a Secretaria Municipal de Obras, dando prosseguimento na recuperação da Rua João de Paiva que liga o centro ao bairro Senador Pompeu (Praia), com o processo de tratamento diferenciado que está sendo executado nas vias mais extensas e movimentadas da cidade.

 

A prefeitura de Tarauacá não economiza tempo e as obras não param. Com várias frentes de trabalho acelerado, a Secretaria de Obras não dá trégua e os serviços de manutenção de vias urbanas ganham mais força quando se sabe que o período de chegada do inverno se aproxima.

 

PREFEITURA DE TARAUACÁ RECUPERA ESTRADA VICINAL QUE DÁ ACESSO AO IFAC

 
 

A Prefeitura de Tarauacá está fazendo um trabalho intensivo de recuperação das estradas vicinais em todo o município. A prefeita Marilete Vitorino determinou que sua equipe identificasse as vias que precisassem de reparos urgentes e que colocasse como prioridade aquelas que a população tenha dificuldade de trafegar.

 

O trabalho de recuperação da “Estrada da Colonacre” que inicia no Bairro Avelino Leal e termina ao lado do IFAC, está bem avançado, antes o local estava sem a mínima condição de tráfego hoje recebe a aprovação dos usuários e estudantes que necessitam se deslocar para o IFAC.

 

PREFEITURA DE TARAUACÁ TRABALHA A TODO VAPOR NA RECUPERAÇÃO DA AVENIDA EPAMINONDAS JÁCOMEA 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

PREFEITA DE TARAUACÁ MARILETE SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS

May 15, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes