...
 

POSTO DE SAÚDE MARÍLIA VIEIRA LIMA DE SOUSA REALIZA AÇÃO DENTRO DO NOVEMBRO AZUL EM TARAUACÁ


Novembro é mês de conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Em Tarauacá, os postos de saúde aderiram ao Novembro Azul, e estão organizando ações voltadas à saúde dos Tarauacaenses. No dia 22, quarta-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marília Vieira Lima de Sousa. Abriu as portas das 06h às 20h, para informar os homens sobre o câncer de próstata, prevenção e tratamento da doença, além de realização de Teste Rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis e coleta de material para diagnóstico de Tuberculose.


Ao longo da noite, quem foi ao posto recebeu esclarecimento relacionado ao câncer de próstata, e fazer Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites C e B.


A Prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, esteve na última quarta – feira, 22, na Unidade Básica de Saúde do município, para acompanhar os trabalhos de conscientização contra o Câncer de Próstata, que acontece durante o mês de novembro. Na ocasião, a Gestora Municipal aproveitou o ensejo para conversar com os homens que estavam na unidade de saúde e com a equipe de profissionais.


Para a Prefeita, Marilete Vitorino, o Novembro Azul é fundamental para chamar atenção para a doença e quebrar preconceitos. “Assim como o Outubro Rosa, as atividades do Novembro Azul potencializam o trabalho preventivo que já é realizado em Tarauacá nos 12 meses do ano. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem suas chances de cura aumentadas. Por isso é importante desconstruir preconceitos e conscientizar a população da importância da realização dos exames preventivos”, falou a prefeita.


Todos os homens que procuraram hoje a unidade tiveram acesso a atendimentos médicos, enfermagem, testes rápidos, palestras educativas.